Conheça as principais vantagens de um dos mais completos Gateway de pagamento do mercado para plataformas e-commerce.
Se você possui uma loja virtual ou está iniciando suas operações, já deve ter ouvido sobre a importância da escolha de um bom meio de pagamento para o seu negócio online e a utilização do Mercado Pago.
O Mercado Pago é uma aplicação que permite a intermediação dos pagamentos realizados em lojas virtuais/e-commerce por cartão de crédito, débito ou por boleto bancário, com a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes dependendo da sua regra de negócio.
Ao utilizar este gateway, as compras serão realizadas em sua loja e os valores repassadas para você pela plataforma, sem precisar contratar diversas operadoras de cartão. Para tanto, são descontadas algumas taxas em cada transação.
Para as empresas que estão iniciando as suas operações online, este método tende a ser um pouco menos flexível com relação as taxas cobradas, que gira em torno de 4,99% sobre cada conversão.
Por outro lado, quem já possui um faturamento mais elevado e volume de vendas, pode negociar taxas e juros de forma mais aberta, o que faz toda a diferença para o bom desenvolvimento da sua loja.
Conversões no Mercado Pago
Gerar vendas é o grande objetivo dos empreendedores virtuais e no Mercado Pago esse objetivo se relaciona diretamente com a taxa de aprovação das transações de seu e-commerce.
Por ser uma das principais soluções de pagamento no Brasil, ele possui um alto índice de aprovação das compras (em torno dos 90%), devido a quantidade de consumidores que já possuem cadastro em outras plataformas com o mesmo método.
Um grande exemplo disso é o Mercado Livre, com milhares de usuários que realizam compras e vendas todos os dias através do Mercado Pago, o que facilita as aprovações e viabiliza ainda mais a utilização da ferramenta.
No entanto, o bom desempenho de conversões também está muito atrelado ao segmento que você atua. Caso o seu segmento tenha um alto índice de fraude, a quantidade de aprovações consequentemente também será menor.
É preciso avaliar com critério o seu segmento e a melhor atuar.
Chargeback: segurança para o seu cliente
Termo bastante utilizado no universo online, o Chargeback refere-se basicamente a contestação de uma compra realizada no cartão de crédito ou débito no mercado online.
Esse processo acontece, quanto o Gateway de pagamento aprova uma transação não autorizada ou sem o consentimento do titular do cartão e este, busca ser ressarcido do valor da compra realizada solicitando o estorno para operadora de cartão.
O Mercado Pago, possui um forte sistema de combate a fraude, porém todo e qualquer comércio eletrônico pode sofrer um Chargeback, que além da identificação de fraude, também ocorre por erros de cadastro ou falta de crédito no cartão.
Além disso, é importante estar atento às especificações do seu contrato com a plataforma, para entender quando o Chargeback é ressarcido ou não, e quando realizado, quais os documentos de comprovação serão necessários para realizá-lo.
Tudo isso é importante para evitar que o consumidor seja lesado e evitar transtorno na operação da sua loja.
Links de pagamento: recupere clientes e venda mais
Uma das vantagens de utilizar o Mercado Pago no seu e-commerce, é a flexibilidade que a plataforma oferece na cobrança das suas vendas. Além de aceitar as principais bandeiras de cartão, também é possível gerar links de pagamento.
Vamos supor que um cliente tenha realizado sua compra através de boleto bancário e não realizou o pagamento. Com este método, é possível gerar um Link de pagamento que pode ser enviado ao cliente por diversos meios de comunicação, como whatsApp, e-mail e até mesmo SMS.
O Link permitirá que o seu cliente possa gerar um novo boleto ou escolher outra maneira de efetuar a compra, com isso, você tem a chance de recuperar uma venda, que em tese, estaria perdida devido ao não pagamento do boleto, aumentando o número de conversões, melhorando o desempenho da sua loja e criando um relacionamento positivo com o seu cliente.
Afinal, vale a pena utilizar o Mercado o Pago na minha Loja Virtual?
A resposta é Sim! No entanto, fique atento às especificações da contratação da aplicação, bem como, as taxas que irá ter de pagar em cada transação, as regras antifraude, o comportamento de compra do seu público e as recorrências do seu negócio, para definir as melhor maneira de operar a sua loja com o Mercado Pago.
E se você ainda não possui experiência com comércio eletrônico ou precisa melhorar a sua gestão de e-commerce, reúna o máximo de informações possíveis através de cursos, imersões e consultorias, para avaliar e realizar a gestão da sua Loja virtual de forma rentável e segura.
Agora você já sabe as principais vantagens de utilizar o Mercado Pago em sua Loja Virtual/E-commerce, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e acompanhe o nosso blog com outras dicas importantes para você conquistar os melhores resultados na internet.
Confira na íntegra o vídeo com Felipe Fontan e Gilmar Theobald sobre o assunto e aprenda ainda mais sobre o Mercado Pago.