Qual é o custo para montar e manter uma loja virtual?

Veja quais os custos que uma Loja Virtual/Ecommerce bem estruturado demanda e comece hoje mesmo o seu negócio online.

Implantar e manter uma loja virtual é uma tarefa que necessita de dedicação, planejamento, organização e investimento.

Compilamos as principais demandas que você precisará investir para lançar e manter a sua loja na rede. Acompanhe, coloque os custos na ponta do lápis e inicie o seu negócio online.

1 – Registro do Domínio: o endereço da sua loja Web

O primeiro custo que você terá de se preocupar ao decidir lançar uma loja virtual é o registro do seu domínio.

O registro.br é o órgão que regulamenta os domínios .br no Brasil, no site deles é possível consultar se o domínio que você escolheu já está registrado por outra empresa e registrar o seu endereço na web. O custo para registrar um domínio no registro.br é R$ 40,00 por ano.

Neste ponto, muitas pessoas ficam na dúvida se também devem registrar suas marcas, no entanto, ainda não recomendo o registro da sua marca no início do seu negócio.

Registrar uma marca requer um investimento alto e neste momento, você precisa primeiro validar o seu negócio, o seu posicionamento de mercado e uma série de outros fatores que podem mudar a marca registrada, te fazendo investir em um item que pode mudar futuramente. 

2 – Escolha da Plataforma: SaaS, Open Source e Personalizado

Existem diversos de modelos de plataforma e-commerce disponíveis para montar uma loja online, que dividem-se em: plataformas SaaS (plataforma pronta para uso mediante um pagamento mensal), Open Source (ferramenta de código aberto que você pode integrar com o seu e-commerce) e plataformas sob demanda, que são produzidas do zero. 

Para iniciantes ou negócios que ainda não foram validados, a melhor escolha, sem dúvidas, são as plataformas SaaS, que possuem apenas um custo mensal em torno dos R$ 100,00 (dependendo da plataforma), oferecem fácil gestão e não demandam conhecimentos profundos em programação ou a contratação de um programador, que geraria um custo considerável.

Com as plataformas SaaS, você também não tem custo com hospedagem e outros itens de segurança que fazem a sua loja funcionar corretamente, como a compra do certificado SSL, por exemplo.

3 – Comunicação Visual: defina o seu logo e os banners da sua loja

Outro investimento importante para a sua loja é criação da sua identidade na rede, com desenvolvimento de um logotipo, do layout e dos banners do seu e-commerce.

Para isso, é possível contratar um profissional para desenvolver esses materiais. O custo para esse tipo de serviço é muito variável, pois dependerá do profissional e da quantidade de materiais solicitados.

Outra opção é recorrer a sites de Freelancers, como o We Do Logos ou Workana, onde você pode encontrar profissionais online para realizar esse serviço.

Algumas plataformas e-commerce SaaS oferecem layouts para compra e aplicação na sua loja virtual, que pode variar de valor de acordo com empresa.

De modo geral, o custo para desenvolver o seu logotipo e banners gira em torno dos R$ 350,00.

4 – Estruture a sua loja: inicie os elementos básicos da sua loja

Neste ponto você tem duas opções: fazer sozinho ou contratar um profissional para cadastrar produtos, configurar meios de pagamento, aplicar os banner para a comunicação visual, configurar os modelos de frete e outros itens básicos para colocar a sua loja no ar.

O custo para contratar um estagiário ou ajudante ficará em torno dos R$ 1.000,00, podendo variar de acordo com o profissional contratado para esses ajustes iniciais ou para gerenciar a própria operação da loja, como checar e separar pedidos, preparar o pedido, separar nota fiscal, dar suporte aos clientes e etc. caso você não possa assumir essa operação sozinho.

5 – Tráfego inicial: dê o “start” para as suas vendas

É hora de trazer tráfego qualificado para a sua loja virtual e iniciar as primeiras vendas.

Para isso, é preciso investir em plataformas que permitam anunciar os seus produtos e consequentemente atrair clientes para o seu negócio, como o Google Ads e o Facebook Ads.

Essas ferramentas exigem um investimento para publicação dos seus anúncios, que normalmente serão cobrados por clique ou impressão (vezes em que ele é exibido). O custo inicial recomendado para tráfego, fica em torno dos R$ 2.000,00, lembrando que você ainda não tem um público consolidado e loja sem tráfego, não vende. 

Além disso, caso não tenha experiência ou contato com essa área de performance, também é necessário investir em conhecimento, para não desperdiçar a verba e utilizar de maneira eficiente todos os recursos que essas ferramentas oferecem.

Cursos, imersões, treinamentos e até mesmo o aprendizado via o conteúdo de qualidade publicado no youtube e  blogs como esse, podem te dar subsídio para gerenciar suas campanhas. 

Você também pode contratar uma consultoria especializada, que irá te auxiliar a anunciar da maneira correta e com segurança, sem desperdício de verba e com maior garantia de resultado.  

Esses são os custos básicos, para qualquer empreendedor possa investir em uma loja virtual sem medo e controle financeiro.

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