3 Passos essenciais para vender no e-commerce

Aprenda agora os três passos indispensáveis para ter as melhores oportunidades de vendas com o comércio eletrônico. 

Investir no comércio eletrônico já é uma das principais formas de empreender no Brasil. E para que esse investimento seja realmente vantajoso, listei abaixo os três principais pilares da venda online, com dicas de como você pode direcionar o tráfego da sua loja, escolher os seus produtos e vender constantemente. Confira!

1. Defina os seus produtos 

Muitos empreendedores tem dificuldade em definir os produtos certos para venda online e acabam investindo em itens com baixo custo, pouca saída ou que simplesmente vendem, mas não dão lucro.  

Para evitar que isso aconteça, a escolha do mix de produtos para o e-commerce deve ser baseada no nicho de atuação e no Ticket médio deles.

Definir o nicho de atuação da loja é essencial para direcionar as ações de tráfego para potenciais clientes, que realmente tenham interesse e possam consumir os seus produtos, com isso, é possível se precaver contra o desperdício de verba e aumentar as chances de vendas.  

Além disso, é importante focar o negócio em produtos que tenham o Ticket Médio mais elevado e que equacionem de maneira eficiente o retorno sobre o investimento em tráfego realizado. 

Neste ponto, levamos em consideração o quanto você investiu em tráfego para determinado produto e o valor que ele foi vendido, para assim medir o retorno do valor investido, o que no universo digital é chamado de ROI (Retorno sobre o investimento). 

Lembre-se, é impossível gerar tráfego para a sua loja investindo valores muito baixos como R$ 15 ou R$20. Por isso, venda produtos que tenham essa faixa de preço como complementos, como por exemplo, um usuário que adquire uma impressora na sua loja e tem a disposição também o papel a ser utilizado. 

A regra é focar em produtos que sejam “carro chefe” do seu negócio e através deles, incorporar outros produtos as vendas, elevando assim o ticket médio das suas compras e garantindo o retorno sobre suas ações.

2. Ofereça uma oferta irresistível ao seu cliente 

A oferta no e-commerce refere-se a todos os elementos utilizados para comunicar, persuadir e vender online.  

Cadastre produtos com imagens bonitas, claras e de boa qualidade e invista em descrições bem elaboradas e completas, que realmente expliquem as funcionalidades do seu produto e as opções de vendas. 

Utilizar boas estratégias de frete e prazo de entrega, é outro fator que agrega valor a sua loja e torna-se um diferencial na decisão de compra do seu cliente. Valores de fretes muito altos ou prazos de entrega muito longos, podem fazer com que o usuário desista da compra e escolha o seu concorrente. 

Acesse o nosso artigo com Dicas e estratégias de Frete para e-commerce e saiba como utilizar essa funcionalidade a favor do seu negócio online.  

A boa navegabilidade do site, a facilidade para realizar os pagamentos e a reputação da sua loja, também devem ser consideradas como oferta, pois dizem como a sua loja se posiciona e torna a experiência de venda muito mais agradável e tranquila, é essencial estar atento a esses pontos. 

  1. Invista em Tráfego assertivo 

Agora que você já tem um mix de produtos estabelecido e trabalhou de maneira assertiva todos os fatores de oferta em sua loja virtual, é hora de investir em Tráfego, ou seja, atrair pessoas qualificadas e visibilidade para o e commerce, afinal, loja virtual sem tráfego não vende

Para isso, é necessário salientar que existem dois tipos de tráfego: orgânico e pago.

Como o próprio nome sugere, o tráfego orgânico, refere-se aos acessos ao seu site através de resultado de pesquisas nos buscadores online, como Google e Yahoo

Este modelo de tráfego, requer tempo e estratégias sólidas de SEO (Search Engine Optimization), otimização do conteúdo do site para buscadores. Para tanto, é necessário investir em conteúdo de qualidade e relevante em blogs, no youtube e em outras ações de médio e longo prazo, que irão ranquear as páginas e produtos do seu site na rede. 

O tráfego pago, modelo mais indicado para lojas em início de operação, envolve anúncios pagos nas plataformas do Facebook, Instagram, Google Ads e etc. Com esse modelo de tráfego, o empreendedor pode trabalhar anúncios para pessoas que estão buscando pelo seu produto através de palavras-chave ou criar uma estratégia de Branding e Remarketing, com imagens gráficas e outros recursos. 

Outras ferramentas, como Mercado Livre (Product Ads), B2W Ads ou até mesmo a contratação de influenciadores, também podem ser usados para criar visibilidade e gerar tráfego para a sua loja virtual. 

É muito importante analisar o tempo que as ações pagas e orgânicas irão levar para gerar resultado para a sua loja virtual, ambas são importantes e devem ser bem definidas e planejadas em sua estratégia de Marketing, no entanto, o tráfego pago busca gerar resultados de forma mais rápida, enquanto o tráfego orgânico requer certo tempo para indexação e ranqueamento. 

A dica aqui é investir um pouco mais em tráfego pago no inicio do seu negócio para gerar as primeiras vendas e começar a criar público e iniciar as ações de tráfego orgânico de forma gradual, visando gastar menos e criar relevância no futuro. 

Todas essas etapas que tratamos aqui fazem parte de um ciclo essencial para venda online. Produto, oferta e tráfego são itens básicos que devem ser levados em consideração na sua estratégia e que com certeza farão toda a diferença na operação e lucro da sua loja.

E se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e confira abaixo o vídeo exclusivo comigo e  Gilmar Theobald, com mais exemplos e dicas para você alavancar as vendas do seu e-commerce.