Dicas e estratégias de frete para e-commerce

Aprenda a utilizar estratégias de frete de maneira inteligente para elevar as suas vendas. 

Oferecer frete grátis para os clientes da sua loja virtual, gera um maior número de conversões e diminuir o percentual de abandono de carrinho no e-commerce.  

No entanto, antes de aplicar o frete grátis em todos os produtos da sua loja sem nenhuma avaliação, é necessário ter uma visão estratégica do seu negócio e conhecer outras alternativas de frete que podem ser utilizadas e ajudar a arcar com os custos de envio.

Neste artigo, trataremos sobre as alternativas de frete fixo, subsidiado e grátis, que podem ser aplicadas em sua loja virtual ou marketplace considerando alguns fatores básicos de avaliação. Acompanhe!  

Frete Fixo

O frete fixo, como o nome sugere, refere-se a uma taxa fixa de entrega que pode ser configurada na plataforma de e-commerce para determinada região, como exemplo, um valor fixo para entregas em um raio de 30 ou 40 km da sua localização e que podem ser realizadas por outros meios. 

Utilizando essa estratégia, você tem como vantagem a diminuição do custo que uma transportadora ou correio poderia cobrar, além de oferecer um frete mais rápido ao seu cliente. 

Frete subsidiado

Algumas plataformas de e-commerce permitem que o vendedor pague um percentual do frete, baseado no cálculo do cliente.

Se pensarmos, por exemplo, em uma compra cujo o frete seja calculado em R$ 20,00, trabalhando com uma configuração de frete subsidiado de 50%, o vendedor pagará metade do valor e o comprador/cliente pagará a outra metade.

Vale lembrar que o percentual pode variar de acordo com a regra de negócio de cada loja e que, o valor total do frete não ficará visível para o cliente. Assim, conforme exemplo acima, o cliente apenas pagaria R$10,00 de frete enxergaria o valor total do frete para aquela localização. O valor pago pelo vendedor, ainda pode ser embutido no valor do produto. 

Além de evitar que você pague 100% do frete, essa estratégia também é importante para tirar a percepção de “frete caro” do cliente, ou seja, o cliente teria uma percepção de vantagem sobre a compra, gerando mais vendas na sua loja virtual.

Frete grátis

Você já sabe que o frete grátis influência de forma direta as vendas e-commerce. No Marketplace, por exemplo, muitas plataformas realizam ações para incentivar esse tipo de frete. 

No entanto, existem muitos empresários que utilizam esse meio de pagamento sem nenhuma avaliação, preocupando-se apenas em replicar a mesma estratégia da concorrência. 

Mesmo com a importância de se observar as ações do seu concorrente, para aplicar o frete grátis na sua loja, você deve realizar uma análise de custo, que vai definir se é possível ou não oferecer frete grátis e qual a regra que poderá ser utilizada.

Uma das estratégias mais interessantes para aplicação do frete grátis, é aumentar o ticket médio da sua loja, assim, se o ticket médio da sua loja é R$150,00, por exemplo, você pode oferecer o frete grátis para compras um pouco acima desse valor, como R$180,00.

Com isso, é possível aumentar o ticket médio das compras em sua loja e consequentemente o percentual do custo do frete irá diminuir.

Obviamente, antes de aplicar essa estratégia de frete na sua loja, avalie e faça as contas. Afinal, oferecer o frete grátis não anula os custos com gateway de pagamento e ainda aumenta outros custos, é essencial colocar tudo na balança antes de oferecê-lo. 

Bônus: Estratégias de nomenclaturas para vender mais

Não podemos nos esquecer que o frete é um serviço e quando ele é pago pelo cliente, precisa ser vendido assim como o seu produto.

Existem algumas nomenclaturas que podem auxiliar a vender o serviço e tirar da percepção negativa sobre o frete.

Se utilizarmos, por exemplo, a entrega via PAC, podemos substituir essa nomenclatura por “Frete Econômico”, sedex por “Frete Rápido” ou até mesmo, “Frete Ultra Rápido”. 

É importante trabalhar o frete de forma positiva para o seu cliente, o que com certeza irá ajudar a aumentar as suas vendas.

Utilizando as estratégias acima de forma inteligente para o seu modelo de negócio, você  poderá diminuir o impacto do valor do frete no seu e-commerce e vender mais.

Se você deseja saber um pouco mais sobre estratégias de frete para o negócio online, assista agora o vídeo com  Felipe Fontan e Gilmar Theobald sobre o assunto.