Como Montar um E-Commerce/Loja Virtual do Zero a Escala

Aprenda a iniciar uma loja virtual/e-commerce de forma consistente e escalar o seu negócio para alcançar um alto nível de performance e sucesso nas vendas.

Começar a empreender na internet exige uma boa dose de organização e planejamento. Assim como o negócio físico, você precisa enfrentar alguns desafios e evitar erros básicos no início, para que sua loja se torne verdadeiramente lucrativa no futuro.

E para que você entenda como esse processo funciona e comece hoje mesmo a vender na internet, aqui estão os 7 passos essenciais para criar e escalar a sua loja virtual do zero, baseado em mais de 8 anos de experiência no mercado e-commerce e de performance.

1. Invista em Conhecimento

Para iniciar qualquer negócio o empreendedor precisa entender o mercado na qual ele está inserido.

É importante que você conheça quais são as plataformas disponíveis, as ferramentas que precisará para concentrar os esforços de marketing, qual a melhor forma de frete e pagamento para os seus produtos, o que é tráfego orgânico e pago e outras informações que farão parte do dia-a-dia da sua gestão.

Invista em cursos, imersões, palestras, consultorias e eventos que exploram o universo do e-commerce e permitem que você possa entrar no mercado de forma consciente, depositando tempo e dinheiro em ações que podem gerar retorno.

2. Defina o Sub Nicho

O sub nicho é a base da sua loja virtual, pois trata-se da área de atuação que o seu negócio está inserido e define para quem os seus produtos serão oferecidos.

Se pensarmos, por exemplo no nicho de calçados, um sub nicho poderia ser: calçados femininos para festas ou calçados masculinos para corrida e etc.

Esses grupos específicos de consumidores, permitem que você direcione assertivamente os seus anúncios para potenciais clientes e torne-se referência entre eles, evitando concorrer com a grande massa e atingindo de forma eficiente o público que de fato consumirá os seus produtos.

3 – Escolha o Nome do seu negócio

É importante entender que, escolher um nome para o seu negócio não é a mesma coisa que escolher um nome para a sua loja. Aqui, o que precisa ser definido é a sua identidade e a maneira como você será reconhecido independente de onde esteja.

Faça uma lista com as sugestões de nomes mais interessantes e utilize a mais completa fonte de informações existente na rede: o Google. Isso mesmo, pesquise se alguém já utiliza o nome escolhido e se ele realmente se identifica com o sub nicho definido.

A dica é fugir de nomes que já tenham relação com outras empresas a fim de evitar transtornos futuros com registros de marcas ou até mesmo, dificultar que o seu cliente te encontre nas buscas. 

Ao escolher o nome do seu negócio, registre o seu domínio. O site registro.br, é um órgão que regulamenta os domínios .br no Brasil e que poderá ser utilizado para registrar o seu endereço na web, como por exemplo: cpccommerce.com.br.

Você também pode contratar uma agência para criar um nome e registrar o seu domínio, caso necessário. O importante é não se apegar a essa etapa a ponto de torná-la um obstáculo para o lançamento da sua loja.

4 – Estruture a sua Loja Virtual

Nesta fase, o empreendedor precisa implementar todas as informações reunidas até agora, realizando a escolha da plataforma, o cadastramento e categorização dos produtos e realizar todas as integrações com as soluções de pagamento e frete, para deixar a loja bonita e pronta para a venda.

Atualmente temos diversas opções de plataformas para uso e-commerce, no entanto, para iniciar a validação do negócio, a melhor opção é investir em plataformas SaaS (Software as Service), ou seja, ferramentas pagas que exigem uma pequena taxa mensal para sua utilização e que permitem um investimento muito menor do que o desenvolvimento de um site próprio.

Identidade visual da loja, vídeos (que têm alto poder de conversão), imagens, textos e outros elementos também devem ser implementadas nessa fase, levando sempre em consideração a navegabilidade do site e a experiência de compra.

5 – Valide os seus produtos

Sua loja foi criada e agora você precisa validar os seus produtos e processos para definir se o seu negócio é viável para web, quais os pontos a serem melhorados e principalmente, atrair clientes.

Para isso, aqui na CPC Commerce utilizamos o método MVP, que buscar depositar o mínimo de esforço possível em tarefas que não irão gerar grandes retornos.

Ao invés de focar todos os seus recursos e energia em todo o seu catálogo, o MVP propõe direcionar os seu esforço para produtos potenciais, que terão mais chances de aceitação e vendas.

Esta etapa demandará mais empenho e recursos financeiros, visto que a melhor maneira de gerar tráfego para a sua loja é investir em anúncios no Google e Facebook Ads, por exemplo. A ideia é aparecer para o seu sub nicho e mostrar o que você tem a oferecer para ele.

É importante saber que, a validação de um produto só é positiva caso o usuário/consumidor clique no seu anúncio, acesse o seu site e compre. Caso os clientes cheguem à sua loja mas não efetuem a compra, é preciso avaliar a experiência do consumidor no site e outros pontos que podem estar impedindo a conversão.

6 – Realize ações de pós-venda

Os seus principais produtos já foram validados e agora as primeiras vendas começam a entrar gradativamente na sua operação. Mas, para manter essa engrenagem em constante movimento, você precisa reter esses clientes.

Esse é uma etapa que exigirá ações específicas de pós-venda como, por exemplo, enviar um cupom de desconto, uma carta enviar ou um e-mail automáticos de agradecimento pela compra, preocupar-se em oferecer o código de rastreio ao cliente, oferecer um SAC onde ele possa resolver os problemas e outras ações que irão fidelizar o cliente, aumentar o seu faturamento e gerar uma boa reputação para a sua loja.

7 – Escale a sua loja

Esse é o momento que todo empreendedor espera, escalar o seu negócio e levá-lo a um outro nível de faturamento. Porém, é aqui também que ele precisará voltar a investir em tráfego e potencializar a sua operação de modo geral.

Diferentemente do comércio físico, a venda eletrônica funciona 24 horas, o que exigirá da empresa um esforço de gerenciamento ainda maior. 

Invista no seu estoque e garanta que poderá atender a demanda, monte uma equipe qualificada que poderá gerenciar as vendas da melhor maneira possível e não esqueça de investir fortemente em tráfego.

Esse é o momento de abrir o leque, incluir outros produtos ao seu mix e explorar outras formas de anunciar, para atingir um número ainda maior de consumidores e elevar o seu campo de atuação e lucro.

Seguindo essas 7 etapas você poderá iniciar a sua loja virtual do zero com mais consistência e chances reais de sucesso.

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Acompanhe também o vídeo com Felipe Fontan e seu parceiro Gilmar Theobald explicando um pouco mais sobre esse assunto.