O mercado e-commerce está em plena expansão e o Facebook Ads é uma das grandes pontes entre o consumidor e o seu produto. Neste guia prático, você irá aprender a criar as suas campanhas de Facebook Ads de maneira correta e revolucionar as suas vendas online e o seu faturamento.
O Facebook Ads é uma das principais ferramentas para gerar tráfego para lojas virtuais no mundo inteiro e não é para menos, segundo pesquisas a rede social soma sozinha 127 milhões de usuários apenas aqui Brasil, uma ampla vitrine para proporcionar visibilidade e chances reais de negócio para a sua loja.
Com grande poder de segmentação e alta capacidade de conversão, a ferramenta de anúncios do Facebook oferece fácil entendimento por parte dos usuários e a possibilidade de anunciar produtos também no Instagram, Messenger e Audience Network (sites parceiros que formam a rede de Display do Facebook).
Momento do Usuário: a criatividade faz a diferença
Sempre me perguntam qual é a maneira correta de abordar o usuário nas redes sociais e destacar-se diante de tanta informação, conteúdo e concorrência.
Essa tarefa torna-se muito mais fácil quando lembramos que o usuário que está navegando no Facebook ou no Instagram está em um momento de distração, onde a compra é mais uma consequência do que uma intenção, ou seja, a maioria das compras feitas através das redes sociais são realizadas por impulso
Assim, o ideal é apostar na criatividade dos seus anúncios com imagens de qualidade, textos bem estruturados e de fácil entendimento e explorar corretamente as oportunidades sazonais, como dia dos pais, páscoa, dia das mulheres e outras datas, para atrair os usuários que estão na rede.
COMO ANUNCIAR NO FACEBOOK ADS?
Para colocar a “mão na massa” e começar hoje mesmo a anunciar é necessário conhecer e configurar a plataforma de anúncios do Facebook Ads, o chamado Gerenciador de Negócios.
O Gerenciador de Negócios, como o nome sugere, é uma plataforma que permite que o anunciante tenha toda a estrutura necessária para segmentar e gerenciar suas campanhas na rede social.
Ao criar a sua conta no Gerenciador, o usuário tem a disposição a seguinte estrutura:
Páginas: A sua página comercial no Facebook, onde realiza as suas postagens como a página da CPC Commerce, por exemplo.
Campanha: Onde você pode definir o seu objetivo de campanha e nomeá-la.
Conjuntos de anúncios: Local onde definimos a programação dos anúncios, lances, direcionamento e público.
Anúncios: Seus criativos, com as imagens, textos e botões.
Configurando a sua conta do Gerenciador de Negócios
Para configurar a sua conta na plataforma do Facebook, realize o seu cadastro no endereço business.facebook.com, com o nome da sua empresa, o seu nome, e-mail comercial, endereço, site e demais informações sobre o seu negócio.
Após inserir as suas informações, você será direcionado a primeira etapa do seu gerenciador que exige a vinculação e autenticação de uma página no Facebook.
É muito importante que a sua página esteja vinculada ao Instagram e que ambos os perfis tenham conteúdo relevante publicado, para preservar a experiência do usuário na busca de informações sobre o seu negócio.
Ao acessar a sua conta de anúncios, você ainda pode selecionar as formas de pagamento da sua conta, através de boleto, cartão de crédito ou PayPal. Neste ponto, realize a escolha de maneira assertiva, visto que ao selecionar a sua forma de pagamento, está não poderá ser alterada futuramente.
PIXEL DO FACEBOOK: A CHAVE DA SEGMENTAÇÃO PERFEITA
O pixel do Facebook Ads é uma ferramenta analítica que vai mapear o comportamento dos usuários no seu site e medir a eficácia dos seus anúncios na rede.
Esse tipo de informação captada pelo pixel é importante para garantir que os seus anúncios sejam exibidos para pessoas certas, segmentando características especificas dos usuários que acessaram a sua loja e realizaram algum tipo de ação nela, como visitas a determinada página, cadastros, visualização de vídeos e etc.
Com isso, a inteligência artificial da ferramenta permite que configuremos lances automáticos para encontrar pessoas que estejam mais propensas a comprar o seu produto ou realizar outro tipo de ação valiosa para o seu negócio.
Diferentemente de anúncios físicos, o meio online permite mensurar os resultados da campanhas através do pixel. Essas informações nos ajudam a tomar decisões assertivas quanto as nossas campanhas, explorar potenciais e gerar resultados reais para a nossa loja virtual.
Criando um pixel do zero
Para criar o seu primeiro Pixel e começar a rastrear conversões e outras informações importantes, siga as etapas abaixo:
- Acesse o seu Gerenciador de Negócios e clique no menu lateral direito, ao abrir a aba clique na opção Pixels;
- Na tela de Pixel, clique em Criar Pixel;
- Insira o nome do seu Pixel e as informações do seu site.
A estrutura do Pixel é um código Javascript que deverá ser instalá-lo em todas as páginas do seu site. E para isso, podemos selecionar uma das três opções:
- Conectar a uma plataforma parceira;
- Instalar manualmente utilizando as orientações da plataforma;
- Enviar via e-mail para que um desenvolvedor realize a aplicação.
Atenção: Como a utilização do pixel depende da instalação do código em seu site, lojas em Marketplaces como Mercado Livre, Amazon e etc. não podem utilizá-lo, pois não é possível instalá-lo no código do site. No entanto, essas plataformas de Marketplace já realizam ações no Facebook utilizando o Pixel, e se você está cadastrado em alguma delas é importante entender todo esse comportamento e realizar outras ações que podem ser eficientes para esse tipo de negócio.
A partir do momento que o seu pixel for instalado, ele já está capturando todas as ações realizadas no site e já pode ser utilizado de maneira assertiva para configurar as suas campanhas.
Públicos: anuncie para as pessoas certas
Assim como toda ação de marketing, anunciar para o público certo é essencial para ter resultados concretos para as suas ações e campanhas. E no Facebook Ads, a configuração do seu público também é essencial para exibir seus anúncios para pessoas que interessam para o seu negócio, através de três tipos diferentes segmentação:
Direcionamento específico: Conjunto de pessoas com características e comportamentos específicos, que se subdividem em:
- Público detalhado: os chamados público de interesse com características especificas, como pessoas que se casaram a pouco tempo, ou pessoas que frequentam livrarias, que gostam de futebol, por exemplo.
- Público Personalizado: pessoas que navegaram no seu site ou interagiram de alguma maneira com o seu negócio, seja no Facebook, no Instagram, assistindo um vídeo ou através de alguma ação offline.
- Público semelhante: pessoas que possuem comportamento similares aos públicos que você criou, como por exemplo: pessoas com características parecidas com os usuários que acessaram o seu site ou que possuem determinado tipo de interesse.
Direcionamento Amplo: O sistema do Facebook através do Pixel, encontra as melhores pessoas para mostrar os seus anúncios.
Criando o seu público no Facebook Ads
Para criar o seu público na plataforma, é necessário seguir algumas etapas simples:
1 – Acesse o seu gerenciador de negócios, clique no menu lateral esquerdo da sua página e em seguida, selecione a opção “Públicos”.
2 – Selecione a opção de público que deseja criar: público personalizado, semelhante ou salvo.
No mercado e-commerce, alguns públicos tendem a performar de maneira mais assertiva e explorar todos os recursos que de fato, podem trazer vendas para a sua Loja Virtual, como é o caso da utilização do público personalizado, onde o empreendedor ainda pode escolher algumas opções detalhadas para esse público, como:
- Tráfego no site: Formado por pessoas que acessaram o seu site, exige que o Pixel esteja instalado na sua loja. Para definir o seu público de tráfego, selecione a opção “Público personalizado” e após, clique em “Tráfego do site”. Selecione o seu Pixel e a opção: “Todos os visitantes do site”.
- Arquivo de clientes: Nesta opção é possível subir uma lista de e-mails de sua preferência, como os contatos coletados para Newsletter ou de algum outro tipo de ação. O Facebook irá comparar esses dados com o banco de usuários da rede social, para buscar esses usuários para exibir seus anúncios para eles. Acesse esta opção, selecionando “Público Personalizado” e “Arquivos de Clientes”. Esta opção não necessita de um pixel para ser executada.
- Página do Facebook: Exiba os seus anúncios para pessoas que interagiram de alguma maneira com a sua página no Facebook, sem a utilização do Pixel.
- Perfil comercial do Instagram: Semelhante a opção acima, exibe anúncios para pessoas que interagiram com a sua conta comercial no Instagram.
- Públicos semelhantes (Lookalike): O Facebook nos ajuda, através da sua inteligência artificial, a encontrar pessoas parecidas a uma origem pré definida, como por exemplo, pessoas semelhantes aos visitantes da sua loja ou pessoas semelhantes a uma lista de e-mail e etc.
Como criar uma campanha no Facebook Ads do Zero sem perder dinheiro
Agora que você já aprendeu todas as principais opções técnicas da plataforma de anúncios do Facebook Ads, é hora de colocar a mão na massa e iniciar a criação das suas campanhas utilizando uma estratégia assertiva e algumas etapas simples.
Atenção: Lembre-se que recomendamos sempre a utilização do Gerenciador de anúncios para realizar suas campanhas ao invés de utilizar o botão “Impulsionar” das suas publicações. Além de muito mais eficiente, a segmentação via Gerenciador é muito mais assertiva.
1- POT
Para começar a anunciar os seus produtos no Facebook Ads, utilizamos o método POT (Produto, Oferta e Tráfego), que consegue suprir todas as necessidades de campanha e tende a trazer ótimos resultados. Entenda um pouco mais sobre os fundamentos dessa estratégia:
Produto: Escolha produtos chave do seu negócio e direcione os seus anúncios de Facebook Ads para esses itens, assim você poderá investir de maneira mais assertiva e evita direcionar os seus esforços para produtos de baixa saída e que terão uma chance menor de performar.
Oferta : Crie uma oferta irresistível do seu produto, invista em descontos, brindes, fotos e textos bem estruturados, para atrair a atenção do seu público para os diferenciais da sua loja.
Tráfego: Invista tempo e verba para gerar tráfego para a sua loja virtual, através de anúncios do Google Ads e FAcebook Ads e outras plataformas.
2 – Objetivo
Ao acessar o seu gerenciador de anúncios, clique na opção “criar” para iniciar o desenvolvimento da sua campanha.
A primeira etapa desse processo é a escolha do objetivo de campanha. Para o comércio eletrônico, os objetivos de conversão e tráfego, são as opções mais eficientes para levar as pessoas até a sua loja e fazer com que elas realizem uma ação desejada.
O Tráfego é um objetivo de consideração, que visa exibir os anúncios para pessoas que estejam propensas a clicar nele, a conhecer a sua empresa e buscar informações sobre ela. O objetivo de conversão utiliza o pixel para mapear e buscar usuários propensos a acessar a sua loja e realizar uma ação de conversão, focando seus esforços em pessoas que estejam direcionados a compra.
3 – Segmentação
Selecione as características do seu público alvo, como estado, gênero, idade, localização, interesses e outras informações que irão ajudar o Facebook a encontrar o seu cliente na rede social.
4 – Orçamento
Defina o orçamento das suas campanhas, ou seja, o valor que deseja investir diariamente ou de maneira total em um determinado período de tempo. A cobrança dos seus anúncios, será realizada através das configurações de pagamento pré definidas na criação do seu Gerenciador de anúncios.
5 – Modelo e posicionamento de anúncio
Atualmente, o Facebook oferece algumas opções de formato de anúncio para facilitar a gestão e oferecer variedade de anúncios para o empreendedor online, os principais são: Imagem única, Carrossel e Collection.
Além disso, é possível escolher o posicionamento e o dispositivo do seu anúncios (onde ele será exibido), como no Feed da sua página no Instagram, apenas para acessos mobile ou apenas no Feed do Facebook para qualquer tipo de dispositivo e etc.
MENSURANDO OS RESULTADOS NO FACEBOOK ADS
Diferente dos anúncios e publicidades offline, no universo online absolutamente tudo pode ser utilizado como base para tomadas de decisão e mensuração de resultados. Não existe “achismo” ou “talvez”, temos uma extensa base de dados que podem ser transformados em planilhas e KPI’s (indicadores Chave de Desempenho) para entender o desempenho dos seus investimentos e o retorno que as suas ações de marketing estão gerando.
No mercado e-commerce, para gerar esse tipo de informação do Facebook Ads é essencial que o Pixel esteja instalado e funcionando corretamente, através dele podemos ter informações sobre as compras realizadas, o valor gasto nos anúncios, o retorno sobre o investimento, o valor de investimento por venda e outras informações importantes.
Para iniciar a mensuração de resultados de qualquer ação de marketing digital, é necessário seguir algumas orientações básicas e essenciais:
1- Definir KPI’s
Os KPI’s são os nossos Indicadores de Performance, ou seja, as informações que você pode utilizar para mensurar os efeitos das suas ações de Marketing.
Essas informações podem ser definidas de acordo com o seu objetivo e envolvem dados que são relevantes para ele.Assim, é muito importante você definir os dados que você deseja acompanhar e que serão utilizados para medir se suas campanhas estão tendo um bom desempenho ou necessitam de alguma alteração.
Para o mercado e-commerce, alguns KPI’s são essenciais para mensuração de campanhas:
ROI (Retorno sobre o investimento) – Quanto de receita determinado investimento trouxe para a sua loja. Exemplo: investimento de R$ 200,00 para R$ 20.000,00 em vendas na sua loja virtual.
CPA (Custo por aquisição) – Quanto foi gasto na sua campanha para realizar cada venda do seu e-commerce.
CPC (Custo por clique) – Quanto custou cada clique que o seus anúncios receberam.
% de Marketing – Percentual de investimento do meu negócio para realizar anúncios na plataforma Facebook Ads.
2 – Preparando a plataforma para mensuração de resultados
Antes de iniciar a mensuração de resultados das suas campanhas Ads, é importante organizar o seu painel/plataforma para que todas as informações importantes (KPI’s) estejam visíveis e permitam fácil comparação e acesso, para facilitar a sua gestão e ter maior clareza dos dados. Para isso, siga algumas etapas básicas listadas abaixo:
1 – Acesse o seu Gerenciador de Negócios e organize as suas colunas utilizando a opção (+), localizada na última coluna, no canto direito da tela e clique em “Adicionar outras colunas”.
2 – Selecione os campos que irão aparecer na tela principal do gerenciado. Para isso, pesquise cada um dos KPI’s que serão utilizados, como: Custo por resultado (CPA), Valor gasto, Compras no Site, Custo por clique (CPC), Custo por visualização por página de destino, Custo único por visualização de página de destino e ROI (Roas).
3 – Dê um nome para o seu padrão de visualização e clique em “Aplicar”.
3 – Analisando KPI’s
Ao definir os seus KPI’s é possível notar algumas outras opções de dados que podem ser levados em consideração nas análises da sua campanha, entenda um pouco mais sobre a análise de alguns KPI’s e informações importantes para entender e mensurar suas campanhas.
Custo por clique x Custo por visualização de página de destino
Muitas pessoas confundem-se ao analisar essas duas modalidades de dados, afinal ao clicar no anúncio o usuário é direcionado para a página de destino. No entanto, há um comportamento comum no mercado online, onde o usuário clica no seu anúncio, mas desiste do acesso antes do término do carregamento da página, ou seja, o usuário não visualizou de fato a sua página e as informações que estão nela.
Com esse dado em mãos, você consegue saber quantas pessoas realmente visitaram a sua página. É importante lembrar que as campanhas mais novas possuem um custo por visualização maior, visto que ainda estão passando por uma curva de aprendizado de lances e estratégias. Com o passar do tempo, a tendência é que esse custo diminua e você alcance resultados cada vez mais concretos e satisfatórios com a sua campanha, se ela estiver bem configurada.
Custo por Resultado (CPA) x Compras no site
Quando falamos em e-commerce, uma das principais métricas a se avaliar é custo por resultado. Mas, para que essa avaliação seja assertiva é importante levar em consideração também a quantidade de Compras no seu site. Quanto mais compras você conseguir captar por um valor cada vez menos de CPA, mais sucesso a sua campanha terá.
Não adianta termos um CPA maravilhoso e super baixo, caso não tenhamos volume de vendas. O ideal é que o seu CPA seja baixo e número de vendas alto, resultados contrários a isso podem apontar a necessidade de otimização para a sua campanha.
Dificilmente você terá o mesmo CPA para todas as campanhas, esse dado dependerá no seu objetivo, como Remarketing ou campanhas de pessoas novas, por exemplo. Cada uma delas, terá um retorno diferente de acessos, vendas e consequentemente CPA.
Retorno sobre o investimento
Essa KPI é uma das principais e mais consideradas para a sua campanha de Facebook Ads, é através dela que você poderá medir o quanto você vendeu a partir do valor investido.
Entenda que, quanto maior o valor de receitas sobre o investimento, melhor a sua campanha estará performando.
Para visualizar quanto esses resultados representam em valores, acione a coluna “Valor de conversão de compras” e compare o seu “Valor gasto”.
Opções de Detalhamento
Outros recursos permitem que tenhamos uma visão ainda mais detalhada sobre o desempenho dos nossos anúncios e campanhas, como gênero, idade, região, plataforma, posicionamento dos criativos, ações e tempo. Todos, podem ser explorados em seu painel para coletar dados e trazer ainda mais clareza para tomada de decisões e mensuração de campanhas.
Tempo de avaliação no Facebook Ads
A plataforma Facebook Ads permite que avaliemos qualquer período de campanha e ter uma visão mais ampla das ações que geraram, ou não, resultado em determinadas datas. No entanto, é importante que sempre utilize como referência o dia anterior, pois pode ser que a conversão ainda tenha sido contabilizada no mesmo dia da avaliação.
Outro ponto importante é o tempo de existência das suas ações e negócio. Campanhas mais recentes tendem a ter custos mais altos e pouco retorno no inicio, pois ainda estão em fase de aprendizado.
A dica aqui é começar com pequenos investimentos, assim você consegue ter margem suficiente para deixar os seus anúncios rodarem e medir com maior propriedade a eficácia de cada estratégia.
O período ideal para mensurar suas campanhas de Facebook Ads é de pelo menos 7 dias, após cada alteração realizada, tempo necessário para a ferramenta aplicar as suas alterações começar a gerar dados suficientes para qualquer tomada de decisão.
Definir e organizar o seu painel de gestão com os KPI’s mais relevantes para o comércio eletrônico, aprender a interpretar esses resultados e explorar todas as opções de detalhamento para otimização das suas campanhas, são etapas essenciais para operar os seus anúncios no Gerenciador de Anúncios com confiança e gerar bons resultados para a sua loja virtual.
Todas as etapas e processos que tratamos nesse guia básico para criar e operar suas campanhas na plataforma do Facebook Ads, fazem parte de uma playlist exclusiva lançada em nosso Canal no Youtube, com aulas detalhadas e dicas exclusivas do Felipe Fontan, fundador da CPC Commerce e especialista em Performance para e-commerce.
Acesse o vídeo abaixo e comece hoje mesmo anunciar no Facebook Ads da maneira correta e gerar vendas reais para a sua Loja Virtual.
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