Saiba qual é a melhor opção para gerar tráfego para o seu negócio online e como potencializar a sua performance com algumas dicas essenciais.
Independente do seu segmento ou do produto que você esteja oferecendo, não há maneira mais eficiente para gerar tráfego para a sua loja virtual/ecommerce do que investir em anúncios no Facebook Ads ou no Google Ads.
Essas duas ferramentas são a base para que você inicie as vendas na sua loja, gerando tráfego qualificado e reconhecimento de marca que fará a diferença nas suas operações.
O que é Google Ads e Facebook Ads?
O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google. Nela, é possível patrocinar links de anúncios, para que a sua empresa/produtos se destaque-se no buscador do Google e em outros canais de publicidade como Gmail, Youtube, aplicativos e sites parceiros.
O Facebook Ads possui a mesma função, no entanto, os anúncios ficam disponíveis na própria plataforma do Facebook e também no Instagram, fora alguns sites parceiros.
Ambas as ferramentas funcionam por leilão e podem publicar anúncios de diversos formatos, adaptando-se a sua estratégia, público e local de veiculação.
Para quem é iniciante, o Facebook Ads tende a ser uma ferramenta mais fácil de ser configurada. Ao contrário do Google Ads, a ferramenta exige menos conhecimento técnico e possui um painel de operação mais didático e com métricas de fácil entendimento.
Neste caso, vale avaliar a plataforma que melhor se adapta ao seu negócio e o seu nível de conhecimento ela.
Impulso ou necessidade? Defina o seu público-alvo!
Para escolher a melhor plataforma para anunciar os seus produtos, é muito importante conhecer e entender quem é o seu público-alvo e alguns comportamentos que ele possui.
Neste nível, o importante é avaliar o seu produto e entender que tipo de motivação leva o seu público-alvo a comprá-lo, por impulso ou por necessidade.
A compra por impulso é aquela onde o consumidor não está em busca do seu produto, pois não é algo que ele necessite conscientemente e ao ser impactado, precisa tomar a decisão de compra sem muita avaliação. O Facebook Ads é melhor opção para esse propósito, pois é um espaço de descoberta do seu produto em meio a outros tipos de conteúdo.
Quando falamos de anúncios voltados a necessidade do seu público, temos como base o preceito de que seus produtos atendam o consumidor em um processo de compra que exige pesquisa, comparação e menos impulsividade que o anterior.
Nesses casos, o melhor é utilizar o Google Ads, onde o usuário irá pesquisar e buscar informações sobre o seu produto, conteúdos sobre ele no Youtube e outros sites de consulta, ou seja, ele sabe o que precisa e está propício a compra e o que você precisa, é estar lá para que ele o encontre e escolha por vocês.
Dicas essenciais para alcançar resultados
Alguns cuidados e uma otimização assertiva são valiosas para gerar tráfego e resultados para a sua loja. Listamos algumas:
– Impulsionar x anunciar: Não se engane, a melhor maneira de utilizar o Facebook Ads é criar os seus anúncios através do Gerenciador de Negócios ao invés de impulsionar a publicação diretamente pelo Feed. No Gerenciador, você terá mais recursos de personalização e metrificação, importantes para suas campanhas.
– Invista em imagens criativas e bonitas: Por ser uma ferramenta com comportamento de compra por impulsividade, o Facebook Ads exige imagens mais elaboradas, que chamem a atenção do usuário e que condizem com a mensagem que você deseja transmitir. Lembre-se que para esse tipo de anúncio, o seu cliente não necessita do produto ainda, por isso invista em imagens impactantes para atraí-lo.
– Palavras-chave assertivas: O Google Ads necessita de uma escolha assertiva de palavras-chave. Pesquise e invista em palavras de qualidade e de cauda longa. Se você deseja anunciar camisetas masculinas, por exemplo, ao invés de usar a palavra “camisa masculina”, é muito mais propício o uso de algo como “camiseta masculina azul listrada”.
Com isso, a qualidade das suas campanhas é mais alta e deverá atingir clientes que realmente podem comprar o seu produto.
– Remarketing: Após consolidado e com todas as frentes de marketing alinhadas, é muito recomendado investir em Remarketing em ambas as ferramentas.
O Remarketing visa impactar pessoas que já interagiram com os seus anúncios e acessaram o seu site. Você pode utilizar esse recurso para continuar a impactar o seu cliente e provocar a venda.
No entanto, é importante ter cuidado para não exagerar no tempo que o cliente irá ser impactado, para não gerar cansaço e um resultado contrário ao esperado. Vale o bom senso!
Teste tudo e sempre: Independente da ferramenta que você irá utilizar, testar os seus anúncios é a melhor maneira de avaliar e otimizar as suas campanhas para gerar tráfego de qualidade.
Não exite em testar recursos, segmentações, tipos de campanha e até mesmo plataformas. É com base nas suas experiências, que você vai conseguir elaborar a melhor estratégia de marketing para o seu negócio e alcançar resultados verdadeiros.
Como uma gestão eficiente e anúncios criativos, você aumentará o trafego da sua loja e poderá alavancar as suas vendas.
Investir em tráfego é algo que demanda recursos financeiros e conhecimento. Por isso, também aposte em conteúdos, treinamentos, cursos, imersões e outras formas de adquirir e aprender mais sobre o assunto, para utilizar todas as opções da melhor maneira e alcançar resultados consistentes para a sua loja virtual/e-commerce.
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Para saber mais sobre o assunto, acompanhe também o vídeo com Felipe Fontan e seu parceiro Gilmar Theobald.