Confira como utilizar técnicas de SEO para colocar os anúncios dos seus produtos na primeira página do Google e vender mais.
Estar na primeira página do Google é muito importante para conquistar visibilidade, gerar tráfego e vendas para o seu negócio online. Um feito nada fácil, mas completamente possível para quem investe em uma boa e consistente estratégia SEO.
SEO (Search Engine Optimization) significa otimizar sites para mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.
O processo acontece da seguinte maneira: cada vez que pesquisamos algo no buscador do Google, ele nos trás resultados de páginas/sites relevantes para a palavra-chave pesquisada. Assim, quanto mais relevante e otimizada a sua página estiver para determinadas palavras -chave, melhor rankeado você estará nos resultados de buscas orgânicos.
O algoritmo do Google é constantemente atualizado, no entanto, entre as centenas de fatores que ele considera relevante, há três principais pilares que são básicos para toda e qualquer estratégia de SEO. Acompanhe abaixo e comece hoje mesmo a otimizar a sua loja virtual/e-commerce.
Relevância
Quando falamos em relevância no Google, estamos falando também de conteúdo qualificado e original.
É muito importante para a sua estratégia SEO, que o todo o conteúdo publicado no seu site como imagens, vídeos, textos e principalmente descrições de produtos, sejam relevantes para o usuário e 100% originais.
O Google lê todos os textos da sua página e tem sensibilidade o suficiente para identificar quando o conteúdo é original ou é copiado, que é muito prejudicial para o seu rankeamento.
Por isso, sempre crie conteúdos e descrições originais, criativos e com informações que enriqueçam a experiência do usuário.
Experiência e Usabilidade
A experiência do usuário é um dos principais fatores que o Google utiliza como base para exibir os sites no buscador.
Categorias bem organizadas, rapidez na navegação, conteúdo compreensível, selo de segurança Https e fácil acesso as informações, são alguns dos itens que fazem com que a sua loja proporcione uma navegação agradável ao seu cliente, que é muito valorizada pelo Google.
Organize-se, invista em um bom design, categorize de forma coerente e trabalhe pontos que podem fazer a diferença durante os acessos e compras no seu site.
Reputação
A reputação do seu site corresponde a pelo menos 50% de toda a sua estratégia de SEO, e trata-se basicamente da quantidade e qualidade de links de outros sites apontando para a sua loja, o que influencia diretamente o PageRank e autoridade do e-commerce.
Mas não se engane, links comprados ou blogs e outras páginas forjadas apenas para essa finalidade podem ser consideradas como Black Hat, ou seja, práticas que tentam manipular as regras dos buscadores e que definitivamente reprovadas por eles.
Vale lembrar que ao notar esse tipo de postura, o Google irá derrubar o seu site, e um site que não aparece no Google, pode ser considerado inexistente na rede.
Dessa forma, aposte em boas estratégias de Link Building, que é o trabalho de adquirir links de outros sites apontando para a sua loja de maneira natural ou através de parcerias e fuja de soluções milagrosas, que prometem rankeamento em pouco tempo e sem nenhum esforço.
Em quanto tempo meu produto estará na primeira página do Google?
Não há um tempo pré determinado ou padrão para que seus produtos passem a ocupar as primeiras posições do Google, pois isso dependerá muito das suas otimizações, segmento e até mesmo no tempo que você existe na plataforma.
Mas, antes de pensar no tempo que isso levará para acontecer, você pode otimizar o máximo possível a sua loja e prepará-la de acordo com as preferências do algoritmo como, por exemplo, a escolha das palavras-chave na qual eu você quer ser encontrado.
Utilizando algumas ferramentas de pesquisa de palavras, como SEMrush, Ubersuggest e o próprio planejador de palavras do Google Ads, você pode mensurar a qualidade, as tendências e variações das palavras e ainda o grau de dificuldade para fazer o rankeamento delas.
Você ainda pode trabalhar palavras-chave específicas para cada página de produto da sua loja, criando descrições criativas e exclusivas com esses termos.
É muito interessante também, otimizar os títulos do seu e-commerce, para que se tornem atrativos e agradáveis ao algoritmo do Google.
Para isso, trabalhe no Title (título do seu site, que aparece em azul nas buscas), Meta Description (descrições que anunciam o seu site, presentes abaixo do título) e H1, H2 e H3 (subtítulos do seu site), as palavras chaves que você definiu anteriormente.
Se você não tem muito conhecimento em HTML e simplesmente não faz ideia do que são esses termos, fique tranquilo, algumas plataformas já vem com esses campos definidos e apenas é preciso preencher de forma simples e didática.
Além disso, você também deve garantir que a sua página não tenha páginas de erro, links errados, conteúdo duplicado e outros problemas que possam atrapalhar a experiência do usuário e impedir os seus resultados.
Após trabalhar de maneira consistente, utilizando todos os artifícios de SEO on page, ou seja, otimizações dentro da sua loja virtual, já é possível buscar Backlinks e iniciar o rankeamento.
Estima-se que com todos os itens bem apurados e respeitando as regras do Google, seja possível alcançar a primeira página em torno de 4 a 6 meses, o que vai depender muito das atualizações realizadas e do tempo que você está na rede. Empresas mais novas e com domínios registrados recentemente podem demorar um pouco mais para alcançar as melhores posições nos buscadores e o aumento dos acessos orgânicos.
O trabalho de SEO exige tempo, esforço, paciência e muito planejamento. E ao contrário do que muitos acham, o SEO não é totalmente gratuito, afinal, para reter o máximo de informações e conhecimento sobre o assunto, é necessário investir em ferramentas, cursos e outras maneiras de trazer para a sua loja, práticas eficientes e que gerem resultado.
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