Você já ouviu falar em Google Shopping? Aprenda a utilizar de maneira assertiva uma das principais ferramentas do Google para venda e-commerce em todo o mundo.
Comparar preços e buscar informações de produtos online é uma prática comum e extremamente valorizada pelo consumidor.
Pensando nisso, em 2011, o Google decidiu lançar o Google Shopping, uma ferramenta que facilita essa comparação entre produtos e torna a experiência de compra muito mais completa para o usuário, a exemplo de outras ferramentas como Zoom e Buscapé.
Porém, como todo tipo de tecnologia, a plataforma evoluiu e tornou-se uma ferramenta ainda mais importante para os empreendedores online, que procuram visibilidade e maior chances de compra no competitivo mercado online.
O que é Google Shopping ?
O Google Shopping é o que o Marketplace do Google, que tem o intuito de trazer ao consumidor opções de lojas, produtos e preços de forma fácil e rápida diretamente no buscador.
Para entender melhor o funcionamento da plataforma, você pode realizar a busca de um produto qualquer no Google, conforme abaixo:
Note que, acima dos resultados de busca você já tem a disposição algumas opções do produto que pesquisou, com o preço e as lojas online que o oferecem. Esses itens são os resultados do Google Shopping e os acessando, você pode é levado diretamente a página do produto na loja, com uma probabilidade muito maior de compra.
Muitas vezes, os itens carregados via Shopping também podem ser visualizados ao lado dos resultados de busca. Ao acessar a aba Shopping, um pouco mais acima, o usuário ainda pode visitar a versão completa da ferramenta, com mais informações, filtros inteligentes e outros recursos que facilitam a comparação e escolha.
Se preferir, o consumidor ainda pode acessar diretamente o buscador Google Shopping e realizar as pesquisas de produtos.
Como começar a anunciar no Google Shopping ?
Com essa quantidade de recursos e visibilidade, estar no Google Shopping é essencial para o empreendedor e-commerce. No entanto, para iniciar suas operações na ferramenta e exibir os seus produtos, é preciso realizar algumas etapas importantes, que listamos abaixo:
- Cadastre os seus produtos no Google Merchant Center, a plataforma do Google que permite que você faça o upload das informações da sua loja e de dados dos produtos para exibição no buscador. O upload pode ser realizado através de uma planilha ou arquivo xml (o mais indicado para facilitar as atualizações de estoque e preço).
- Após cadastrar os produtos é preciso reivindicar o site através da instalação de uma TAG na sua loja ou realizar a vinculação com o Google Analytics.
- Se todas as opções anteriores estiverem realizadas e seu site já estiver aprovado, basta realizar a integração com o Google Ads para iniciar as suas campanhas.
É muito importante ressaltar que lojas em Marketplaces, como Mercado Livre ou Amazon não podem utilizar o Google Shopping, pois não possuem um domínio próprio e não podem realizar as integrações necessárias.
A notícia boa neste caso, é que grande parte dos Marketplaces atuais já fazem todo esse trabalho no Google Shopping em seus próprios domínios, e se você estiver cadastrado nessas ferramentas poderá aparecer através deles.
Utilizando o Google Shopping como publicidade
Nós já vimos aqui no Blog que gerar tráfego é uma etapa essencial para qualquer loja virtual. E se você vai iniciar ou já realiza campanhas de Google Ads para esse fim, criar anúncios no Google Shopping aumenta poderosamente a probabilidade de vendas da sua loja.
Imagine que, quando um usuário acessa o seu e-commerce através de um anúncio de Google Shopping ele já visualizou o preço, a foto e outras informações sobre o seu produto e por isso, está mais propenso a compra do que se tivesse simplesmente acessado a sua loja através de um anúncio de pesquisa ou resultado orgânico.
Bônus: Dicas de Performance para anunciantes do Google Shopping
Se você está iniciando suas vendas online e vai anunciar no Google Shopping, aqui vão duas dicas valiosas para gerar resultados concretos na sua jornada.
Dica 1 – Anunciar os produtos que vendem mais
Busque criar campanhas com prioridade alta para os produtos que mais vendem e que são destaque na sua Loja online, separando-os por grupos de anúncio que considere mais coerente, como por departamento feminino e masculino, por exemplo.
Crie também outra campanha com os outros produtos de prioridade mais baixa, lances de CPC baixos e maior abrangência de localização. Essas ações serão eficientes para gerar vendas através dos produtos de prioridade alta e novos clientes com os produtos de prioridade baixa.
Dica 2 – Utilize os lances de forma inteligente nas campanhas gerais
A estratégia de lances utilizada para as suas palavras-chave no Google Ads, define os leilões que os seus anúncios irão participar. Se os lances da sua campanha estiverem altos, seus anúncios tendem a participar de mais leilões, porém, menos qualificados e para buscas que nem sempre condizem com o seu produto.
No entanto, quando investimos em lances mais baixos e campanhas com termos gerais para outros produtos da loja, teremos mais chances de participar de leilões de buscas de cauda longa, com maior probabilidade de acessos e vendas.
O Google Shopping é uma daquelas ferramentas chave para gerar vendas para a sua loja virtual. Por esse motivo, é muito importante se informar e entender como explorá-la a favor do seu negócio.
E se você gostou desse conteúdo e quer saber um pouco mais sobre como o Google Shopping pode alavancar as suas vendas online, assista o vídeo abaixo com Felipe Fontan e Gilmar Theobald, explicando um pouco mais sobre o funcionamento dessa ferramenta de vendas poderosa do Google.