Descubra por que ter uma loja virtual e deixar de ser refém dos Marketplaces vai ajudar a aumentar a suas vendas e o seu faturamento.
Com cada vez mais pessoas consumindo produtos e serviços online o ambiente virtual tornou-se perfeito para o investimento de empreendedores das mais diversas áreas, e uma das formas mais conhecidas para oferecer os produtos na internet é a utilização de ferramentas de Marketplace.
Os Marketplaces são plataformas que permitem que várias lojas e pessoas possam anunciar os seus produtos sem a necessidade de contratar uma loja própria, como Mercado Livre, Americanas, Buscapé, Amazon, OLX e muitos outros.
No entanto, mesmo muito eficiente e com alto volume de vendas do Marketplace, manter uma loja em uma plataforma própria ainda é a principal e mais eficiente maneira de criar presença e tornar o seu negócio referência no seu segmento online.
No post de hoje trataremos de 3 motivos que fazem total diferença na hora de vender os seus produtos online em uma plataforma própria, acompanhe abaixo e saiba como potencializar as suas vendas.
Marca Própria
Se você é um empreendedor que comercializa produtos de uma marca própria, o Marketplace pode não ser uma das ferramentas mais indicadas. Afinal, em uma plataforma como o Mercado Livre, por exemplo, você estará concorrendo com dezenas de empresas que oferecem Kits de produtos similares ao seu, com valores diferentes e até mais baixos, o que pode impedir que você alcance o volume de vendas que tem potencial para receber.
Mesmo com um pouco mais de tempo para consolidar uma marca online, investir em uma plataforma própria tende a ser muito rentável também a longo prazo, pois há valor agregado em seu produto e ao seu negócio.
Na sua loja, você poderá vender produtos com preço mais elevado e não estará sujeito às mudanças de regras do Marketplace, por exemplo, pois todas as diretrizes sobre a sua marca, o valor do seu produto, a forma de entrega ou pagamento serão regidos por você e não pela ferramenta.
Expandir o seu negócio
Independente do Canal onde o seu consumidor está, ele precisa ser bem atendido, seja no ambiente online, como no offline.
Com uma loja virtual em plataforma própria, você consegue definir uma extensão do seu negócio, trazendo para o ambiente virtual o que já oferece no físico e agregar vantagens para o seu consumidor.
Um exemplo claro disso, são clientes que realizam a compra no ambiente virtual (e-commerce) e podem facilmente retirá-lo em sua loja física, ou que realizam a compra no ambiente físico e pode receber em casa, pois já existe no seu modelo de negócio todas as ferramentas que precisa para realizar esse tipo de serviço.
Outra vantagem é ter um ponto de referência, onde os clientes podem te encontrar, falar com você e ter outras informações sobre os seus produtos.
O grande ponto chave nesse sentido é descobrir qual a necessidade do seu cliente e oferecer comodidade para ele, expandir o seu negócio além do Marketplace e da loja física, criando também reconhecimento online e trabalhando todos os canais possíveis para melhorar a experiência do usuário, a base do conceito Omnichannel a favor do seu negócio.
Recorrência de vendas
A maioria dos Marketplaces não disponibiliza o e-mail ou contato dos clientes, ou seja, o produto é comprado na plataforma e os dados são de propriedade dela.
Em uma loja virtual é possível criar uma forte base de dados com os seus clientes, e utilizá-la para manter o relacionamento ativo, seja oferecendo outros itens, como disparando e-mail marketing, promoções e etc. para segmentar e medir a recorrência de compras deles, essencial para planejar ações específicas para atendê-los e gerar cada vez mais vendas.
Se identificado que um cliente consome o seu produto a cada três ou quatro meses, por exemplo, é possível oferecer neste período onde ele está sensível a compra o seu produto, uma estratégia usada para gerar recorrência e finalizar esse cliente.
Há também, produtos que tem uma recorrência maior que outros e onde é possível trabalhá-los de maneiras diferentes.
O importante é que independente do período de recorrência, seja possível trabalhar a base de dados e atrair o cliente para a sua loja novamente e não para o marketplace, onde ele terá a disposição também uma série de concorrentes na hora da compra.
Uma vez na sua loja virtual, mesmo que ele não compre imediatamente o seu produto, você estará gerando lembrança da sua marca e possivelmente quando ela estiver em um momento de compra, lembrará também da sua marca.
Esses são algumas das vantagens de ter uma loja virtual/e-commerce em uma plataforma própria.
É importante lembrar que não é necessário deixar de vender completamente no Marketplace, pois uma das principais vantagens de implementar uma loja própria é conseguir vários canais onde seu cliente está e oferecer para ele uma gama de opções ainda mais valiosa para o seu negócio.
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